Reponha suas energias com açaí

Por ser paraense da da gema(ou do caroço do açaí) resolvi postar esse texto sobre o açaí.

Publicado por Sarine Paravisi - Nutricionista
O açaí é um fruto originário de uma palmeira conhecida como açaizeiro (Euterpe oleracea), dessa palmeira tudo se aproveita. Os frutos servem para alimento e artesanato, as folhas para a cobertura das casas e trançados, as estipes para ripas de telhado, as raízes como vermífugo e o palmito como alimento e remédico anti-hemorrágico. Depois de colhido, o açaí deve ser despolpado em uma máquina própria ou amassando-o manualmente. Essa polpa é misturada com água formando um suco grosso que também é conhecido como vinho do açaí.

Na Amazônia o açaí é consumido gelado com farinha de mandioca ou tapioca, pode ser comido também como suco com açúcar ou em forma de pirão, com farinha para comer com peixe assado ou com camarão. Já nas outras regiões do Brasil, ele é consumido batido com xarope de guaraná, que pode ser também acrescido de frutas e cereais.

Muito consumidos nas praias, o açaí agora está invadindo as academias, por ser um alimento calórico e é um ótimo repositor de energia para ser consumido após o treino. Além disso, o açaí possui um valor nutricional alto, por ser rico em vitaminas e minerais:

Por 100g (cem gramas) de polpa sem acrescentar nada:

* Calorias: 182,4 kcal
* Proteínas: 3,8 g
* Lipídios: 22,55 g
* Fibra: 31,4 g
* Cálcio: 110 mg
* Ferro: 9,3 mg
* Fósforo: 46 mg
* Potássio: 2,1 g
* Vitamina B1: 0,67 mg
* Vitamina B2: 0,02 mg
* Vitamina C: 17 mg
* Vitamina B3: 0,7 mg

(Fonte: PHILIPPI, ST. Tabela de Composição de Alimentos: Suporte para decisão nutricional. 2ª ed. São Paulo, 2002)

Apesar de possuir um alto teor de gordura, 66% das gorduras são monoinsaturadas (Fonte: Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA-UNICAMP.- Versão II. – 2. ed. – Campinas, SP: NEPA-UNICAMP, 2006.). Essas gorduras são benéficas ao organismo porque diminuem os níveis de colesterol ruim (LDL) e ajudam a aumentar os níveis de colestero bom (HDL) auxiliando, assim, na proteção do sistema cardiovascular.

Tem grande quantidade de fibras, o que favorece o bom funcionamento intestinal. Os benefícios do açaí não param por aí, ele é rico em antocianinas, um antioxidante que age contra os radicais livres que causam envelhecimento, estes radicais livres são produzidos, também, durante os exercícios físicos.

Agora, se você está batalhando para perder peso, deve tomar cuidado com a combinação de açaí com banana e granola, pois as calorias passam a ser de 246,6 Kcal. Então a sugestão para quem quer emagrecer é consumi-lo como suco batido com polpa de frutas.

Mas tome cuidado! Procure sempre saber a procedência do açaí que você irá consumir, pois ele pode transmitir a doença de chagas se estiver contaminado. Para isso não acontecer, procure consumir açaí pasteurizado e congelado.

RECEITA DE AÇAI NA TIGELA

INGREDIENTES:

350 gramas de polpa de açaí congelada

60 ml de xarope de guaraná ( ou se preferir substitua por mel)

2 bananas
Granola ( ou se preferir substitua por castanhas, amêndoas, nozes, avelãs, amendoim, etc)

PREPARAÇÃO:

Em um liquidificador bata as bananas com o xarope de guaraná. Vá adicionando aos poucos o açaí, que deve estar congelado. Bata até formar um creme. Ponha a mistura em uma tigela e sirva com a granola por cima.

0 comentários:

Postar um comentário